- Visual Kei
Um movimento musical que mistura vários estilos, onde as bandas valem-se de roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes.
(ヴィジュアル系), visual kei/bijuaru kei, "linhagem visual" ou "estilo visual"
Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.
O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.
Neo-Japanesque: combina o rock do visual kei com música tradicional japonesa. A j-Music em si é um movimento dinâmico como por exemplo:
Miyavi, que desenvolveu um estilo solo onde realiza diferentes funções ao mesmo tempo como cantar, tocar violão com técnicas pouco comuns na utilização do mesmo como slap e executar percussão em um gigpig e/ou no corpo do próprio violão. Combinando este estilo a uma abordagem mais pop e hip hop, contando com o apoio de uma banda que inclui DJ, MC/beatboxer e sapateador, gerando o que ele nomeou como “Neo Vizualism”.

Como visual kei é um termo que não denomina diretamente um determinado tipo de musicalidade, uma parte da comunidade utiliza outros termos que denominam subgêneros na hora de explicar características da música. Porém, como uma parte dessas divisões foi concebida apenas pela aparência externa, não devem ser utilizadas como uma divisão rígida da música.

Subgêneros

- Kotevi kei: O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas Pensa-se que o nome foi dado como antônimo de "Soft Visual Kei", também é freqüentemente chamado de "kote kei". podemos distinguir ainda o “kuro kei (grupo preto)” O kuro kei é caracterizado pelo seu som pesado e obscuro e por suas composições mais rápidas. E o “shiro kei (grupo branco)” Voltado para um som melodioso e composições “limpas”. A banda responsável pela criação do shiro kei seria L'Arc~en~Ciel.




- Kurofuku kei: Estilo cuja base é formada pelas roupas com elementos pretos, com possível referência ao gótico. Não é comum usar o termo "kurofuku kei" para se referir às bandas que utilizavam roupas compostas por esmalte, a maquiagem é pouca, e é comum usar maquiagens que dêem uma imagem mais obscura.
Exemplos: Buck-Tick; Luna Sea; Zi:Jill; Kuroyume e By-Sexual Entre outras...



- Soft visual kei: Conforme o nome, são bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve O estilo teria entrado em "vias de extinção", juntamente com o kotevi kei, no início do novo século.
Exemplos: Glay; Siam Shade; Sophia ; Janne Da Arc e Sid (ao menos, no início de suas respectivas carreiras)



- Oshare kei: Encaixam-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion" No oshare kei, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas, incorporando uma tendência de um ritmo mais variado.
Exemplos: An Cafe; Ayabie; Charlotte; Aicle Entre outras...



- Koteosa kei: É percebido com um estilo para o qual o oshare kei teria "evoluído". Tanto pela aparência quanto pela música, pode-se pensar que é resultante da fusão de oshare e kotevi kei.
Exemplos: LM.C Entre outras...



- Iryou kei: Nome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos. As composições seriam obscuras e remeteriam a locais sombrios e úmidos.
Exemplos: Pierrot; Malice Mizer e La'Mule Entre outras...



- Nagoya kei: Um dos termos genéricos usados para designar as bandas de visual kei cujas atividades se concentram nos arredores de uma determinada cidade ou região japonesas, no caso, Nagoya. O exemplo mais representativo do nagoya kei é Kuroyume 黒夢 ("Black Dream" Sonho Negro). Segundo o site JmusicEuropa, o Nagoya kei tem três gerações:
Primeira (até 1997), representada por bandas como Kuroyume, Rouage e Silver Rose, a


Segunda (1997 até 2002), representada por bandas como Deadman, Blast, Berry e Gullet, e a


Terceira (2003 até atualmente), representada por bandas como Lynch, UnsraW e Deathgaze.


- Angura kei e Eroguro kei:
"Angura" é uma palava japonesa equivalente à inglesa "underground", um termo que designa manifestações alternativas e de pouca exposição na mídia. O conceito do angura kei foi aplicado primeiro nos teatros japoneses nos anos 1960 e depois em outras formas de arte. A intenção era criar algo unicamente japonês, uma contracultura, um rock despretencioso, misturado com cultura nipônica.
Exemplo: Inugami Circus Dan


"Eroguro" é uma mistura adaptada para o japonês das palavras "erotic" ("erótico" em inglês) e "grotesque" ("grotesco" em inglês). Movimento "eroguro nonsense", estilo artístico criado no Japão por volta de 1920, expressado através da literatura, artes visuais e, no final dos anos 1980. Temas decorrentes são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico, embora isto não seja uma regra. Um grupo reconhecido como pertencente ao eroguro kei é o extinto.
Exemplos: cali≠ri, Merry Entre outras...



Fonte: Wikipédia.